DECISÃO: Curso superior pode ser reduzido a aluno que obtenha desempenho excepcional nos estudos


Estudante com aproveitamento extraordinário tem a possibilidade de abreviar o curso superior, antecipando a colação de grau e a expedição do certificado de conclusão de curso. Esse foi o entendimento da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao analisar mandado de segurança impetrado por um estudante que pleiteava tomar posse em cargo público que exigia comprovante de conclusão de nível superior.

O juiz sentenciante apontou que em caso de excepcional aproveitamento nos estudos a conclusão do curso pode ser abreviada nos termos do § 2º do art. 47 da Lei nº 9.394/1996, que dispõe que “os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter abreviada a duração dos seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino”.

Tendo em vista que a pretensão do impetrante em abreviar o curso superior se deu em razão de nomeação e posse em concurso público, o relator, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, considerou que a aprovação do estudante em primeiro lugar no concurso certifica que o aluno obteve “extraordinário aproveitamento nos estudos”.

Sendo assim, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, manteve a sentença que assegurou a formação de banca examinadora especial para reduzir o tempo do curso superior do impetrante.

Processo nº: 0001829-36.2015.4.01.4200/RR
Data de julgamento: 12/06/2017
Data de publicação: 23/06/2017


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

 #Diploma #DireitoEducacional #ConstituiçãoFederal #DireitoPúblico #DireitoAdquirido #DireitoAdministrativo #Advogado #CristianaMarques #AdvogadoEspecialista #CursoSuperior #ConcursoPúblico 


 (11) 2557-0545
(11) 97226-4520 (WhatsApp)


Comentários

  1. #Diploma #DireitoEducacional #ConstituiçãoFederal #DireitoPúblico #DireitoAdquirido #DireitoAdministrativo #Advogado #CristianaMarques #AdvogadoEspecialista #CursoSuperior #ConcursoPúblico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Respeito ao Professor - EU APOIO!

DECISÃO: Candidato com distonia focal ou “câimbra de escrivão” tem direito à reserva de vagas em concurso público

DECISÃO: Candidata PCD conseguiu prosseguir no Concurso Público por sofrer de Câimbra do Escrivão